segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Produção Textual

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE
SÃO LUIZ GONZAGA






PRODUÇÃO TEXTUAL





VERA BEATRIZ RENNER HOFFMANN





SÃO LUIZ GONZAGA – NOVEMBRO DE 2011
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO..........................................................4

3- CONCLUSÃO......................................................................8

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................9














INTRODUÇÃO

Para escrever bem, será necessário antes de tudo, muita leitura de vários livros, jornais, dicionários, enciclopédias, histórias em quadrinhos e revistas em geral. Todos os grandes escritores famosos foram grandes leitores.
A leitura não deve ser considerada uma obrigação, mas uma atividade agradável e gratificante. Quem está acostumado a ler diferentes tipos de textos, regularmente não terá dificuldades para escrever um bom texto pedido pelo professor em sala de aula.
O aluno para começar a escrever um texto, antes de mais nada, deverá pensar um pouco para depois começar a por em prática no papel, sobre o assunto relacionado.A redação será uma narração, uma descrição ou uma dissertação? O texto será em primeira ou terceira pessoa? Só depois de pensar em todos esses detalhes é que poderá a começar a escrever o que possui em mente.
DESENVOLVIMENTO

Há três tipos de redações: A narração, a descrição e a dissertação. A narração é o texto que conta uma história, com começo, meio e fim. A descrição é o texto que descreve características do ambiente e dos personagens de uma história e a dissertação é um texto opinativo sobre determinado assunto.
O texto narrativo conta um acontecimento, ou uma série de acontecimentos e é composto dos seguintes elementos: Trama, personagem, cenário ou espaço, tempo e narrador.
Numa narração, há sempre pessoas agindo, que recebem o nome de personagens e há também alguém que conta a história, que se chama narrador. É necessário observar que as ações se desenvolvem em algum lugar e num determinado tempo. Não devemos esquecer que a flexão verbal é importante para indicar o tempo nos textos e que os acontecimentos sempre ocorrem em algum lugar e isso precisa ser indicado pelo leitor.
Uma narração pode ser feita de dois pontos de vista pelo escritor. Uma em 1ª pessoa – quem conta a história, participa dos acontecimentos ou em 3ª pessoa – quem conta a história, não participa dos acontecimentos.
Veja o 1º exemplo:
“ Com que então eu amava Capitu, e Capitu a mim?
Realmente, andava cosido às saias delas, mas não me ocorria nada entre nós que fosse deveras secreto”. ( Machado de Assis )
Na narração em 1ª pessoa, os verbos e os pronomes aparecem normalmente em 1ª pessoa.
Veja o 2º exemplo:
“... quando se aproximaram do cemitério, foram barrados, pelo cano da espingarda do vigário; ali ninguém entrava vivo”.
Na narração em 3ª pessoa os verbos e os pronomes aparecem em 3ª pessoa.
O texto descritivo, ao contrário do narrativo, não apresenta uma sequência de ações, mas traz informações sobre pessoas, lugares, objetos etc.
As principais características do descrever são caracterizar objetos, apresentar características percebidas através dos cinco sentidos. Nossos cinco sentidos são e nossa imaginação criadora constituem os alicerces da descrição.
Para descrever uma pessoa, por exemplo, podemos nos deter na apresentação de seus aspectos, físicos: altura, cor dos olhos, dos cabelos, formato do nariz etc. e psicológicos: maneira de falar, de agir, enfim, a maneira de ser da pessoa para que o leitor possa “ver” a pessoa descrita.
Veja a descrição que Jorge Amado faz de um dos personagens do seu livro Cravo e Canela.
“ Era um velho seco, resistente à idade. Seus olhos pequenos conservavam um brilho de comando, de homem acostumado a dar ordens. Sendo um dos grandes fazendeiros da região, fizera-se chefe político respeitado e temido. O poder viera às suas mãos, durante as lutas pela posse da terra, quando o poderio de Cazuza Oliveira desmoronou-se.”...
No texto dissertativo devemos expor opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa vivência, nossas leituras, nossas posturas, nossas conclusões a respeito da vida, dos homens, de nós mesmos.
Como já temos um conceito de texto dissertativo, agora vamos mostrar a organização interna de um texto.
O texto dissertativo deve começar pela introdução; por exemplo, em uma dissertação sobre um automóvel, é recomendado começar pela definição: O automóvel é um meio de transporte individual que começou a ser fabricado no final do século XIX, graças à invenção do motor de combustão interna pelo alemão Otto Deutz e que se tornou popular e barato a um processo industrial criado pelo norte- americano Henry Ford.
Em seguida, é conveniente apresentar o que chamamos de argumentos de apoio, no caso, os pontos positivos e negativos do uso do automóvel.
O uso do automóvel traz à nossa sociedade vários problemas; por exemplo, a poluição do ar atmosférico tão nocivo à saúde de todos. A grande vantagem que o automóvel traz é a liberdade que dá ao seu possuidor, levando-o a percorrer grandes distâncias sem esforço.
Finalmente a conclusão.
Assim como a inventividade humana criou o automóvel, ele conseguirá, certamente, em um futuro próximo criar uma outra máquina para resolver o problema do transporte individual e que não traga os mesmos problemas que o automóvel trouxe ao ser humano e a natureza do nosso planeta.
Numa dissertação é muito importante, o encadeamento lógico das idéias, para que o leitor possa acompanhar o raciocínio.
Refletir, exercer o direito de ter idéias e expressá-las, respeitando as idéias de outras pessoas, assumir uma postura que problematize a realidade e mostre os fundamentos de tal problematização constituem as principais características do dissertar.

















CONCLUSÃO

Um texto frequentemente apresenta elementos de narração, descrição e dissertação ao mesmo tempo. Saber trabalhar com os temas na ordem adequada e utilizar corretamente os diferentes tipos de redação é a arte dos bons escritores.
Um texto bem escrito deve ser claro, direto e conciso. Não deve ter erros de ortografia e gramática, deve ter uma boa apresentação visual (boa caligrafia, sem rasuras, bem distribuído no papel). Deve estar escrito em um vocabulário adequado ao meio ao qual se destina. Não deve conter gírias, chavões ou lugares- comuns.
A descrição de texto é a forma mais primitiva de se produzir, isto porque os instrumentos do descrever já estão em nós e constituem os elementos vitais de nossa sensibilidade. Descrever e narrar são experiências muito próximas que se interpenetram e se complementam. Muitas vezes, estamos descrevendo e, para caracterizar o objeto, precisamos contar coisas que acontecem. Ao narrar, precisamos descrever elementos que participam da história, como por exemplo: como é o lugar, como é a personagem, como está acontecendo o fato.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


AMARAL, Emília. SEVERINO, Antônio. DO PATROCÍNIO,Mauro Ferreira. Novo Manual Nova Cultural – Redação Gramática. São Paulo, SP, Brasil.1999.
MARTOS, Cloder Rivas. MESQUITA, Roberto Melo. Pai - Língua & Literatura. Editora Saraiva. São Paulo, 1983.
Novo Método de Ensino Fundamental e Médio. - Ada Informática: WWW. Ada.com.br - Cotianet: WWW.Cotianet.com.br - Site dos alunos da Universidade Federal de Minas gerais: WWW.est.ufmg.br

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